quinta-feira, 24 de maio de 2012

Análise de materiais não-convencionais


Fonte: Rede Parede



Na atividade desta semana, proposta pela Laila, faremos a análise diplomática e tipológica de materiais não convencionais de instituições fictícias. A instituição destinada ao nosso grupo foi a Empresa Gaia.

Séries encontradas:
·         Transmissões de eventos pela web;
·         Fitas de imagens brutas (não editadas);
·         Vídeos institucionais (armazenados na própria empresa);
·         Projetos de gestão.

Formulário de análise

Série analisada: Fitas de imagens brutas

1.    Definição: Fitas de imagens não editadas.
2.    Características externas
a.    Suporte: Fita de vídeo.
b.    Formato: Fita de vídeo.
c.    Forma: Original.
d.    Classe: Audiovisual.
3.    Características internas
a.    Autor: Equipe de gravação.
b.    Destinatário: Empresa Gaia.
c.    Datas: Tópica: Local do evento filmado; Cronológica: Data da gravação do evento.
4.    Trâmite: A produtora do evento entra em contato com a empresa, a empresa envia uma equipe para filmá-lo, a gravação segue para a empresa, que a edita e coloca no ar (nesse caso as imagens não foram editadas, seja pelo fato do contratante ter desistido da gravação, ou por não serem necessárias para a transmissão), além de enviar imagens do evento ao contratante para serem disponibilizadas em seu site.
5.    Tipo documental: Fitas de imagens brutas.
6.    Função: Armazenar imagens não editadas de eventos, que podem servir como prova de que a Empresa Gaia cumpriu com a responsabilidade de filmar o evento, quando o mesmo não é transmitido.
7.   Valor: Legal, informativo e histórico.
8.   Acesso: Restrito (funcionários que trabalham diretamente com as gravações e contratante).
9.    Forma de ordenação: Ordem cronológica.
10. Prazo de conservação: Eventos nacionais e internacionais de valor histórico/cultural: Guarda permanente; Demais eventos: 15 anos (seguem para guarda permanente se houver determinação da Comissão de Avaliação).
11.  Legislação: Não se aplica:

Todos esses critérios foram escolhidos por estarem na maioria dos modelos de análises de séries documentais e conseguirem abranger todas as características dos documentos. E, assim como diz Mariano Ruipérez em seu livro “Tipología. Series Documentales. Cuadros de classificación”: “[...] los estudios de identificación de series son fundamentales para clasificar, describir, seleccionar, acceder y difundir la documentación”, é com a intenção de responder a essas cinco questões e baseado em nossos conhecimentos adquiridos ao longo das aulas de diplomática que selecionamos esses critérios de análise.


Referência:
RUIPÉREZ, Mariano Garcia. Tipología. Series Documentales. Cuadros de classificación. Cuestiones metodológicas y prácticas: Las Palmas de Gran Canaria: Anroart, 2007. Cap. 1.3: p. 41-47.

Nenhum comentário:

Postar um comentário