Fonte: Rede Parede
Na atividade desta semana, proposta pela
Laila, faremos a análise diplomática e tipológica de materiais não convencionais
de instituições fictícias. A instituição destinada ao nosso grupo foi a Empresa
Gaia.
Séries encontradas:
·
Transmissões de eventos pela web;
·
Fitas de imagens brutas (não editadas);
·
Vídeos institucionais (armazenados na própria
empresa);
·
Projetos de gestão.
Formulário de análise
Série
analisada: Fitas de imagens brutas
1. Definição: Fitas
de imagens não editadas.
2. Características externas
a.
Suporte:
Fita
de vídeo.
b.
Formato:
Fita
de vídeo.
c.
Forma:
Original.
d.
Classe:
Audiovisual.
3. Características internas
a.
Autor:
Equipe
de gravação.
b.
Destinatário:
Empresa
Gaia.
c.
Datas:
Tópica:
Local do evento filmado; Cronológica: Data da gravação do evento.
4. Trâmite: A
produtora do evento entra em contato com a empresa, a empresa envia uma equipe
para filmá-lo, a gravação segue para a empresa, que a edita e coloca no ar (nesse
caso as imagens não foram editadas, seja pelo fato do contratante ter desistido
da gravação, ou por não serem necessárias para a transmissão), além de enviar
imagens do evento ao contratante para serem disponibilizadas em seu site.
5. Tipo documental:
Fitas de imagens brutas.
6. Função:
Armazenar imagens não editadas de eventos, que podem servir como prova de que a
Empresa Gaia cumpriu com a responsabilidade de filmar o evento, quando o mesmo
não é transmitido.
7. Valor: Legal, informativo e
histórico.
8. Acesso:
Restrito (funcionários que trabalham diretamente com as gravações e
contratante).
9. Forma de ordenação: Ordem
cronológica.
10. Prazo
de conservação: Eventos nacionais e internacionais de valor
histórico/cultural: Guarda permanente; Demais eventos: 15 anos (seguem para
guarda permanente se houver determinação da Comissão de Avaliação).
11. Legislação: Não se aplica:
Todos esses critérios foram escolhidos por
estarem na maioria dos modelos de análises de séries documentais e conseguirem
abranger todas as características dos documentos. E, assim como diz Mariano
Ruipérez em seu livro “Tipología. Series
Documentales. Cuadros de classificación”: “[...] los estudios de
identificación de series son fundamentales para clasificar, describir, seleccionar,
acceder y difundir la documentación”, é com a intenção de responder a essas
cinco questões e baseado em nossos conhecimentos adquiridos ao longo das aulas
de diplomática que selecionamos esses critérios de análise.
Referência:
RUIPÉREZ,
Mariano Garcia. Tipología. Series
Documentales. Cuadros de classificación. Cuestiones metodológicas y
prácticas: Las Palmas de Gran Canaria: Anroart, 2007. Cap. 1.3: p. 41-47.
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