sexta-feira, 18 de maio de 2012

Investigação Documental



Investigando o CEDOC Centro de Documentação - UnB 





Esse exercício foi proposto pelo Professor André na ultima sexta-feira 11, onde nos passou um texto de um conto hindu, em que oito homens cegos ao se depararem com um elefante, o descrevem de maneiras diferentes, de acordo com a parte que tocam. Em cima desse texto tivemos a atividade de analisar o Centro de Documentação da Unb (CEDOC), onde cada grupo tinha que se dividi entre eles, em um investigador,um analista tecnológico, um observador e um jornalista.

Investigadora: Jessyca Cardoso
Observadora: Pollyanna Lorena
Analista Tecnológico: Patti Costinhas
Jornalista: Wilton Sousa

Analisando um pouco da história do CEDOC vimos que ele foi criado provisoriamente como Centro de Documentação e Arquivo da Universidade de Brasília – CEDAQ, em agosto de 1986, pelo Ato da Reitoria n.º 345/86 e constituído como Centro de Custo denominado de Centro de Documentação pelo Ato da Reitoria n.º 596/88, de 24 de outubro de 1988. Atualmente é órgão de assessoramento, vinculado diretamente à Vice-Reitoria, por meio do Ato da Reitoria n.º 2299/97 de 08 de dezembro de 1997.

Após termos analisado o CEDOC, e ter colhido todas as informações que se achava pertinente, iremos responder as seguintes perguntas feitas pelo Professor André:

  • Quais as espécies documentais existentes no CEDOC?

Ofício; Memorando; Atas; Dossiês; Processos; Circulares; Parecer Jurídico, Contrato de Prestação de Serviços, Convênio de Intercâmbio, Comprovante de Inscrição, Projeto de Pesquisa, Ficha de Cadastro, entre outros

  •  Quais as correspondentes funções de tais espécies?

Ofício (função: comunicação interna e externa);
Memorando (função: comunicação interna e/ou encaminhamento de documentação);
Atas (função: administrativo-acadêmica e prova);
Dossiês (função: registro do desenvolvimento de atividades administrativas e/ou acadêmicas);
Processos (função: administrativo-acadêmica);
Circulares (função: normatização);
Parecer (função: proposição de decisão);
Contrato (função: acordo);
Convenio (função: acordo);
Comprovante (função: probatória);
Projeto (função: preposição de trabalho);
Ficha (função: formularização da informação);

  • Quais os tipos documentais existentes no CEDOC?

Atos da Reitoria; Processos Judiciais; Processos de Material; Processos Financeiros; Processos Patrimoniais; Cronograma de eventos; Comunicados Diversos, dentre outros.

  • Relacione as séries documentais do Arquivo do CEDOC com as respectivas fases do ciclo de vida, de acordo com a teoria das três idades.

Fase Corrente: Processos Administrativos, cronogramas de eventos, comunicações diversas, convênios, comprovantes, pareceres.

Fase Intermediária: Processos relativos a pessoal (pedidos de aposentadoria, planos de saúde, de admissão, demissão etc.), processos relativos a prestação de serviços, folhas de ponto, contratos, memorandos, ofícios.

Fase Permanente: Atos da Reitoria, Atas de reuniões, Processos Judiciais, Regimento Interno, Projetos.

  • Sugira um plano de classificação para os documentos do CEDOC.

1- Administração Geral                                                                          
1.1 Normas 
     1.1.1        Legislação Federal
     1.1.2        Regimento Interno
 1.2               Recursos Patrimoniais
     1.2.1        Móveis
     1.2.2        Imóveis
 1.3               Recursos Humanos
     1.3.1        Efetivos
             1.3.1.1 Folhas de frequência
             1.3.1.2 Folhas de pagamento
      1.3.2        Terceirizados
              1.3.2.1 Folhas de frequência
              1.3.2.2 Folhas de pagamento
     1.3.3        Estágios
              1.3.3.1 Folhas de frequência
             1.3.3.2 Folhas de pagamento
 1.4               Recursos Financeiros
  
2- Ensino
    2.1              Graduação
         2.1.1      Vestibular
         2.1.2      Cursos
         2.1.3      Formaturas e diplomas
    2.2              Pós-Graduação
        2.2.1      Seleção
        2.2.2      Teses e monografias
        2.2.3       Formaturas e diplomas

  •   Que ações arquivísticas poderiam ser implantadas no CEDOC?

Dentre as ações que poderiam ser implantas no CEDOC, sugerimos a implantação de um sistema de protocolo integrado com toda a FUB; o desenvolvimento de uma melhor descrição dos fundos; implantação de uma política de treinamento de pessoal nos diversos órgãos da FUB com relação à gestão documental, dentre outras.

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