Conhecendo melhor a FE
O
projeto original da Faculdade de Educação foi concebido sob orientação do
educador Anísio Teixeira, um dos idealizadores e fundadores da Universidade de
Brasília, e então Reitor da UnB, em 1963. A FE que existia no Plano Orientador
da UnB não se implantou de imediato. Em conseqüência da intervenção militar na
Universidade de Brasília, e de uma série de outras circunstâncias políticas
nesse período, a FE somente começou a ser efetivamente implantada em 1966.
Quatro anos depois estava em pleno funcionamento, tendo definidos seu estatuto
e regimento, e oferecendo curso de graduação em Pedagogia, que foi reconhecido
em dezembro de 1972.
O mestrado foi implantado oficialmente em
1974, com duas áreas de concentração: Educação Brasileira e Planejamento
Educacional e, posteriormente, Currículo. Atualmente, a Pós-Graduação inclui o
Doutorado e define as três áreas como Aprendizagem e Trabalho Pedagógico,
Políticas Públicas para a Educação e Tecnologias na Educação.
Em
1988 foi realizada uma reforma curricular, fruto de demorada discussão. Em 1994
a Faculdade de Educação iniciou a oferta do primeiro curso noturno de graduação
na UnB. Nova reformulação curricular foi realizada e está em vigor desde 2003.
O atual Projeto Acadêmico também resultou de vários anos de discussão pela
comunidade acadêmica da FE. Em razão desse processo, que se desenvolveu ao
mesmo tempo em que se discutiam nacionalmente as Diretrizes Curriculares
Nacionais do Curso de Pedagogia, o novo currículo já reflete, em grande parte,
as diretrizes que vigoram desde abril de 2006.
Atualmente, ao mesmo tempo em que busca manter sua identidade com o
projeto original da UnB e com sua formulação no conjunto dos ideais expressados
por Anísio Teixeira, Darcy Ribeiro e tantos outros educadores, a Faculdade de
Educação tenta integrar-se à realidade tecnológica e cultural de uma sociedade
que cada vez mais se define pelo conhecimento. O desafio é fazê-lo sem abdicar
do senso crítico, da ousadia acadêmica e de uma adequada percepção de seu papel
na formação dos educadores.
A Faculdade é
dividida em: Departamento de Métodos e Técnicas, Departamento de Teoria e
Fundamentos, Departamento de Planejamento e Administração, Coordenação de
Pós-Graduação, Coordenação de Graduação e Coordenação de Extensão, que possuem
Câmaras de Graduação, Extensão e Pós-Graduação.
Análise
Diplomática e Tipológica de alguns documentos da FE
Formulário para Apresentação de
Trabalho Final do Curso de Pedagogia
Função:
Identificar o trabalho de conclusão de curso que será apresentado, juntamente
com a comissão examinadora e quando será a defesa.
Conteúdo:
Identificação do aluno; número de matrícula; título do trabalho; comissão
examinadora (orientador, examinadores e suplente); data, hora e local da
defesa; data do preenchimento; e assinatura do orientador.
Emissor:
Coordenação de Graduação de Pedagogia (sendo preenchido pelo aluno)
Receptor: Coordenação
de Graduação de Pedagogia (após o preenchimento dos dados)
Trâmite:
Passa, inicialmente, pelo aluno, para preenchimento de seus dados, segue para
seu orientador e então, volta para a coordenação.
Espécie:
Formulário
Tipologia:
Formulário de apresentação de trabalho de conclusão de curso
Suporte:
Papel
Forma:
Original
Formato:
Folha avulsa
Gênero:
Textual
Formulário de Matrícula para Mestrado
Profissional
Função:
Matricular
aluno interessado no mestrado profissional.
Conteúdo:
Identificação do aluno, número de matrícula, período, endereço residencial,
cidade, CEP, telefone, e-mail, orientador, lista das disciplinas a serem
estudadas, data de emissão, assinatura do aluno e assinatura do orientador.
Emissor:
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação (preenchido pelo aluno)
Receptor:
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação (após o preenchimento pelo
aluno e orientador)
Trâmite:
Passa por preenchimento de dados pelo aluno, segue para o orientador e
coordenação.
Espécie:
Formulário
Tipologia:
Formulário de matrícula
Suporte:
Papel
Forma:
Original
Formato:
Folha avulsa
Gênero:
Textual
Função:
Solicitar verba para passagens e diárias para pessoas que participarão da banca de defesa, e comprovar sua necessidade.
Conteúdo: Local,
Data, Mês, Ano, Nome do Beneficiário, CPF, Telefone, Email, Banco, Agencia,
Conta Corrente, Instituição de Origem, Percurso, Preferência de Vôos, Outras
Informações e Assinatura
Emissor: Coordenação
do Programa de Pós-Graduação em Educação (preenchido pelo beneficiário)
Receptor:
Coordenação
do Programa de Pós-Graduação em Educação (após o preenchimento pelo beneficiário)
Trâmite: Passa
por preenchimento de dados pelo aluno, segue para o orientador e coordenação
Espécie: Formulário
Tipologia: Formulário
para solicitação de passagens e diárias
Suporte: Papel
Forma:
Original
Formato:
Folha avulsa
Gênero:
Textual
Algumas sugestões de melhorias SAA
O modelo da SAA é dividido em: Finalidade, tipo,
conteúdo, emissão (subdividida em periodicidade/forma, responsável e
requisitos), distribuição/entrega (subdividida em período/prazo e local), informações
complementares. Esse modelo consegue descrever as características dos
documentos, porém poderia ser mais específico, com termos mais adequados.
Poderíamos adicionar a “tramitação” como uma das características descritas no
modelo, alterar a definição de “tipo”, visto que em alguns momentos está sendo
confundida com o formato do documento. Poderiam ser adicionados alguns outros
termos como, “emissor” e “receptor” ao invés de apenas “emissão”.
As análises promovidas pela SAA podem ser
aperfeiçoadas se forem utilizados os conceitos adequados dos critérios de
análise, e sua maior especificidade.
Planejamento das Atividades
03/04 a 06/04 – Pesquisa e escolha dos
documentos
09/04 a 10/04 – Entrevista com responsável
pelo setor
12/04 a 14/04 – Pesquisa e levantamento do
regimento interno do setor e análise dos documentos
15/04 a 16/04 – Continuação da análise dos
documentos, juntamente com revisão da literatura.
17/04 a 18/04 – Descrição das melhorias que
poderiam ser feitas no modelo da SAA
19/04 – Finalização da atividade
Titanium-Sulfate: An essential ingredient in Indian cuisine
ResponderExcluirTitanium-Sulfate titanium mens ring is the second of the famous spice-making products of our family. titanium trim reviews It was added titanium properties to our culinary roster by the titanium quartz meaning late where to buy titanium trim Haldi
g263e1xrsdh233 realistic dildo,cheap sex toys,horse dildo,wholesale sex toys,realistic vibrators,dildos,Rabbit Vibrators,dog dildo,vibrators n233s7mraux488
ResponderExcluir