sexta-feira, 20 de abril de 2012

Atividade 4 - Se aprofundando na Faculdade de Educação


      Conhecendo melhor a FE

O projeto original da Faculdade de Educação foi concebido sob orientação do educador Anísio Teixeira, um dos idealizadores e fundadores da Universidade de Brasília, e então Reitor da UnB, em 1963. A FE que existia no Plano Orientador da UnB não se implantou de imediato. Em conseqüência da intervenção militar na Universidade de Brasília, e de uma série de outras circunstâncias políticas nesse período, a FE somente começou a ser efetivamente implantada em 1966. Quatro anos depois estava em pleno funcionamento, tendo definidos seu estatuto e regimento, e oferecendo curso de graduação em Pedagogia, que foi reconhecido em dezembro de 1972.

O mestrado foi implantado oficialmente em 1974, com duas áreas de concentração: Educação Brasileira e Planejamento Educacional e, posteriormente, Currículo. Atualmente, a Pós-Graduação inclui o Doutorado e define as três áreas como Aprendizagem e Trabalho Pedagógico, Políticas Públicas para a Educação e Tecnologias na Educação.

Em 1988 foi realizada uma reforma curricular, fruto de demorada discussão. Em 1994 a Faculdade de Educação iniciou a oferta do primeiro curso noturno de graduação na UnB. Nova reformulação curricular foi realizada e está em vigor desde 2003. O atual Projeto Acadêmico também resultou de vários anos de discussão pela comunidade acadêmica da FE. Em razão desse processo, que se desenvolveu ao mesmo tempo em que se discutiam nacionalmente as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Pedagogia, o novo currículo já reflete, em grande parte, as diretrizes que vigoram desde abril de 2006.

Atualmente, ao mesmo tempo em que busca manter sua identidade com o projeto original da UnB e com sua formulação no conjunto dos ideais expressados por Anísio Teixeira, Darcy Ribeiro e tantos outros educadores, a Faculdade de Educação tenta integrar-se à realidade tecnológica e cultural de uma sociedade que cada vez mais se define pelo conhecimento. O desafio é fazê-lo sem abdicar do senso crítico, da ousadia acadêmica e de uma adequada percepção de seu papel na formação dos educadores.

A Faculdade é dividida em: Departamento de Métodos e Técnicas, Departamento de Teoria e Fundamentos, Departamento de Planejamento e Administração, Coordenação de Pós-Graduação, Coordenação de Graduação e Coordenação de Extensão, que possuem Câmaras de Graduação, Extensão e Pós-Graduação.


Análise Diplomática e Tipológica de alguns documentos da FE

Formulário para Apresentação de Trabalho Final do Curso de Pedagogia

Função: Identificar o trabalho de conclusão de curso que será apresentado, juntamente com a comissão examinadora e quando será a defesa.
Conteúdo: Identificação do aluno; número de matrícula; título do trabalho; comissão examinadora (orientador, examinadores e suplente); data, hora e local da defesa; data do preenchimento; e assinatura do orientador.
Emissor: Coordenação de Graduação de Pedagogia (sendo preenchido pelo aluno)
Receptor: Coordenação de Graduação de Pedagogia (após o preenchimento dos dados)
Trâmite: Passa, inicialmente, pelo aluno, para preenchimento de seus dados, segue para seu orientador e então, volta para a coordenação.
Espécie: Formulário
Tipologia: Formulário de apresentação de trabalho de conclusão de curso
Suporte: Papel
Forma: Original
Formato: Folha avulsa
Gênero: Textual

Formulário de Matrícula para Mestrado Profissional

Função: Matricular aluno interessado no mestrado profissional.
Conteúdo: Identificação do aluno, número de matrícula, período, endereço residencial, cidade, CEP, telefone, e-mail, orientador, lista das disciplinas a serem estudadas, data de emissão, assinatura do aluno e assinatura do orientador.
Emissor: Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação (preenchido pelo aluno)
Receptor: Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação (após o preenchimento pelo aluno e orientador)
Trâmite: Passa por preenchimento de dados pelo aluno, segue para o orientador e coordenação.
Espécie: Formulário
Tipologia: Formulário de matrícula
Suporte: Papel
Forma: Original
Formato: Folha avulsa
Gênero: Textual 

Solicitação de Passagens e Diárias

Função: Solicitar verba para passagens e diárias para pessoas que participarão da banca de defesa, e comprovar sua necessidade.
Conteúdo: Local, Data, Mês, Ano, Nome do Beneficiário, CPF, Telefone, Email, Banco, Agencia, Conta Corrente, Instituição de Origem, Percurso, Preferência de Vôos, Outras Informações e Assinatura
Emissor: Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação (preenchido pelo beneficiário)
Receptor: Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação (após o preenchimento pelo beneficiário)
Trâmite: Passa por preenchimento de dados pelo aluno, segue para o orientador e coordenação
Espécie: Formulário
Tipologia: Formulário para solicitação de passagens e diárias
Suporte: Papel
Forma: Original
Formato: Folha avulsa
Gênero: Textual

Algumas sugestões de melhorias SAA

O modelo da SAA é dividido em: Finalidade, tipo, conteúdo, emissão (subdividida em periodicidade/forma, responsável e requisitos), distribuição/entrega (subdividida em período/prazo e local), informações complementares. Esse modelo consegue descrever as características dos documentos, porém poderia ser mais específico, com termos mais adequados. Poderíamos adicionar a “tramitação” como uma das características descritas no modelo, alterar a definição de “tipo”, visto que em alguns momentos está sendo confundida com o formato do documento. Poderiam ser adicionados alguns outros termos como, “emissor” e “receptor” ao invés de apenas “emissão”.
As análises promovidas pela SAA podem ser aperfeiçoadas se forem utilizados os conceitos adequados dos critérios de análise, e sua maior especificidade.

Planejamento das Atividades
                                                                                       
03/04 a 06/04 – Pesquisa e escolha dos documentos
09/04 a 10/04 – Entrevista com responsável pelo setor
12/04 a 14/04 – Pesquisa e levantamento do regimento interno do setor e análise dos documentos
15/04 a 16/04 – Continuação da análise dos documentos, juntamente com revisão da literatura.
17/04 a 18/04 – Descrição das melhorias que poderiam ser feitas no modelo da SAA
19/04 – Finalização da atividade


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